domingo, 18 de novembro de 2012

QUEM TERÁ MELHOR SORTE

Pois os braços dos ímpios se quebrarão, mas o SENHOR sustém os justos.Salmo 37.17

É evidente que o ímpio consegue muito mais que os justos, porque ele não tem “freio” diante de certas propostas. No entanto, a Palavra nos adverte a não tê-lo como padrão nem invejá-lo (Sl 73; Pv 24.1). O que importa é o que se obtém com a ajuda de Deus, pois isso jamais nos será tirado. A herança do justo vem do Senhor e, por isso, será preservada para sempre (Sl 37.18). Sem dúvida, a sorte do justo é melhor que a do ímpio.

Há dias em que o maligno parece obter sucesso completo em sua obra destruidora. De todos os lados, ouve-se dizer de infortúnios que acontecem. Esses dias são conhecidos como dias do mal. Mas, apesar de isso afetar todo homem, os justos são preservados. No juízo de Deus, receberemos as respostas para as adversidades que nos sucederam. Entenda, porém, que a maldição sem causa não se cumpre (Pv 26.2). Vigie e ore para que o inimigo não encontre brechas em você.

Em certos períodos, surgem tantos problemas, que o homem não consegue solucioná-los. Entretanto, para quem, de fato, é servo do Altíssimo haverá abundância de pão, de solução. Os justos têm o Senhor no meio deles e, quando oram, logo recebem a sabedoria que os ajuda a se livrar da crise que se abate sobre os perdidos. Observe o ímpio, pois, antes de ele perecer, seu brilho se apagará, e ele ficará como as pastagens queimadas, cujo viço se desfaz (Sl 37.20).

Não há nada de errado em alguém tomar como modelo a fé que a outra pessoa tenha, mas, no mínimo, quando obtiver sucesso, ele deve dar o louvor a Deus. Um dos sinais de que um indivíduo está na impiedade é que, ao aprender com o justo o que fazer e constatar que isso surtiu efeito, ele não reparte com o justo um pouco do que ganhou ou deixou de gastar. O ímpio “pegou emprestado” do justo a inspiração, mas não “pagou” pelo favor conseguido (v. 21).

Não importa o que se consegue com a mão enganosa, ainda que seja muito, pois o que deve ser procurado é possuir a terra das promessas de Deus. Somente os que amam o Senhor – têm Seus mandamentos e os guardam (Jo 14.21) – são abençoados para possuir a Terra Prometida. Os que decidem viver na impiedade, deixando-se levar pelas mentiras do diabo, estão sob a maldição divina e, por isso, em breve, serão exterminados (Sl 37.22).

Na batalha espiritual, os braços dos ímpios – aquilo que criaram para ajudá-los – serão quebrados, uma vez que não há fundamento em nada que não seja de Deus. Já os justos não perderão a batalha, pois o Todo-Poderoso irá sustentá-los. Esses não devem temer, porque o Pai é com eles. Além disso, não devem amedrontar-se, porque o seu auxílio é o Senhor, o seu Deus. O Altíssimo os ajudará, os esforçará e sustentará com Seu maravilhoso poder (v. 40).

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário