sábado, 10 de novembro de 2012

DEUS EXALTA

Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que, a seu tempo, vos exalte. 1 Pedro 5.6
Os recados que Jesus nos dá por intermédio de Pedro são de muita importância. Um deles diz respeito ao pastoreio do rebanho dEle. O Senhor rogou aos presbíteros, Seus colegas de ministério, identificando-Se como um deles, para pastorearem o rebanho de Deus que havia entre eles. É muito nobre a missão de ajudar as ovelhas do Senhor a fim de que fujam das ciladas do inimigo, cresçam na graça de nosso Salvador Jesus Cristo e não se extraviem.

Pedro fala da glória que há de ser revelada. No dia a dia, os que buscam pastorear o povo de Deus veem a glória do Senhor revelar-se por intermédio deles na mensagem, oração e orientação; mas a grande glória será revelada com a vinda do Messias. Eles não deveriam pastorear por constrangimento, mas espontaneamente, como é o desejo do Senhor. Devemos fazer isso como um mandamento e jamais sair dessa norma.

Quem pastorear por sórdida ganância verá que ofendeu o Senhor do Aprisco (1 Pe 5.2). Por outro lado, quem o fizer de boa vontade encontrará, de igual modo, a boa vontade de Deus em tudo o que colocar a mão. Esse trabalho deve ser feito por todas as pessoas, pois aquelas que você levou a Cristo o ouvirão toda vez que lhes trouxer uma Palavra de fé. Pastorear é levar o rebanho para os pastos verdejantes, para junto das águas tranquilas (Sl 23), e guardar as ovelhas das feras que as ameaçam.

O pastoreio também não pode ser por imposição, mas de boa vontade. As pessoas precisam entender o recado divino para que não ajam fora da orientação celestial. Os presbíteros, aqueles que se propõem a cuidar do rebanho, devem ser exemplo em tudo (1 Pe 5.3), pois os novos na fé precisam aprender dos que já passaram por várias provações e não caíram. Com isso, os recém-convertidos também ficarão firmes na obediência ao verdadeiro e supremo Pastor.

Àqueles que fizerem esse trabalho com amor será entregue a suprema coroa de glória (v. 4). O Pai não deixará de recompensá-los. Não sabemos como será essa coroa, mas Pedro diz que ela jamais irá deteriorar-se. Esse dom continuará conosco por toda a eternidade tal e qual nos será dado no dia da manifestação do Senhor. O que espera os que são fiéis ao mandamento divino vai além da compreensão humana (1 Co 2.9). Vale a pena ser fiel!

Os recém-chegados à obra de Deus devem ser submissos aos que já servem ao Senhor há mais tempo, visto que estes já aprenderam mais acerca do Pai e, por isso, podem ajudar os que estão nos primeiros passos desse glorioso caminho. Além disso, os cristãos novos sempre devem estar vestidos de humildade, porque o Senhor resiste aos soberbos e concede graça aos humildes (1 Pe 5.5). Deixe os seus pensamentos e faça o que o Altíssimo lhe diz, porque quem se humilhar debaixo da mão divina será exaltado.

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário