segunda-feira, 5 de novembro de 2012

POR QUE AMAR O MUNDO?

Porque Demas me desamparou, amando o presente século, e foi para Tessalônica; Crescente, para a Galácia, Tito, para a Dalmácia.2 Timóteo 4.10

Duas atitudes ferem o coração de um verdadeiro homem: o desamparo de um filho na fé e o desvio dele. A primeira, porque ele sabe que o Senhor prometeu a Moisés ser inimigo dos seus inimigos e, por extensão, adversário dos seus adversários e ingrato para com os que lhe fossem ingratos (Êx 23.22). Ele também seria amigo dos seus amigos, fiel a quem lhe fosse fiel e recompensador a quem lhe fizesse algo de bom. Não compensa amar o mundo.

Somos advertidos de que virá um tempo em que muitos salvos não aceitarão viver na sã doutrina. O espírito do mundo conseguirá corromper muitos. Pelo que já temos visto, parece que estamos vivendo nessa época. Como alguém aceitará a outrem como seu mestre, se este aprova o que o Senhor condena? Esses “mestres” surgem conforme o desejo imundo do coração, com ideias mirabolantes, sem respaldo bíblico.

O segredo para não cair em tentação é ser sóbrio em tudo. Não se deixe levar pelo que dizem as pessoas, pelas lágrimas que derramam ou pela sensualidade de alguém. Por outro lado, a Palavra nos manda sofrer as aflições. Essa é uma das cargas que temos de suportar. Se isso já tem ocorrido com você, a saída é fazer a obra de um evangelista, um anunciador das Boas-Novas, cumprindo o ministério que o Senhor lhe deu (2 Tm 4.5).

Desde o dia em que entregamos nossa vida ao Senhor, morremos com Cristo (Rm 6.8). O que nos interessa é combater o bom combate até que a nossa carreira se complete, sempre guardando a fé (2 Tm 4.7). Ora, para os que forem achados fiéis haverá uma recompensa, a qual Paulo chamou de coroa da justiça, a ser dada por Jesus no Dia do Juízo (v.8). Então, não mude em nada a sua determinação de ser sempre servo do Altíssimo.

Por que Demas abandonou Paulo, amando o presente século? Como ele, muitos outros também o fizeram. O pior é que vários insistem no erro, não dando ouvidos à voz do Espírito Santo. Aquelas pessoas causaram um prejuízo enorme ao apóstolo e, também, a si mesmas. O que dirão ao Justo Juiz quando Ele vier? Haverá desculpas por terem-se dado ao pecado, à ganância e feito o que seu coração pediu?

O mau exemplo de Demas foi seguido por outros. Alguns abandonaram Paulo por terem sido enviados para uma santa missão; outros, infelizmente, seguiram o caminho da morte. No entanto, Deus é fiel! Ele sempre tem um Lucas que abdica da sua vida e carreira para ficar ao lado de quem recebeu a chamada. Seja esse Lucas, pois quem tiver deixado qualquer coisa por amor do Evangelho receberá cem vezes mais e, também, a vida eterna (Mt 19.29).

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário