domingo, 18 de novembro de 2012

OLHE O CAMINHO QUE VOCÊ TRILHA

Ai deles! Porque entraram pelo caminho de Caim, e foram levados pelo engano do prêmio de Balaão, e pereceram na contradição de Corá.Judas 11

Não há nada mais triste para qualquer pessoa que se desviar do Caminho de Deus. Ao dar ouvido ao Evangelho, ela recebe o maior presente de todos – a sua salvação. Com isso, não se perderá eternamente, mas irá para os Céus. O inimigo, porém, não se dá por vencido e, com toda a sua manha, sempre vem nos tentar (2 Co 2.11). O triste é que muitos deixam o Caminho do bem para trilhar a estrada do sofrimento.

Apesar de a decisão de Caim ter sido a pior possível, há quem escolha, ainda, o mesmo rumo. Tais pessoas, de início, perdem a paz, depois são dominadas pelos espíritos imundos e, no final, serão lançadas no lago que arderá com fogo e enxofre para sempre (Ap 21.8). Então, serão atormentadas dia e noite, não conseguindo um minuto de paz; o pior é que não haverá segunda chance: quem for lançado no abismo sem fundo nunca deixará de cair.

O futuro de Caim poderia ter sido lindo se ele se preocupasse com o que ofereceria ao Senhor; porém, após ver rejeitada sua oferta, decidiu matar o próprio irmão. Ele agiu por inveja ao descobrir que a oferta de Abel havia sido aceita (Gn 4). Busque a orientação do Senhor a respeito do que deve oferecer a Ele e de todas as outras coisas concernentes à sua vida. Quando a tiver, aja de acordo com o que lhe foi revelado.

O profeta Balaão, por sua vez, era cobiçoso. Ele se intitulava homem de Deus, contudo era movido pela ganância. Mesmo tendo sido proibido pelo Senhor de amaldiçoar Israel, vendeu-se para ensinar os moabitas a tentar os filhos de Jacó (Nm 22). O que lhe aconteceu deve ficar como advertência para ninguém colocar tropeços diante do povo santo. Ai dos que fizerem desviar um só dos pequeninos que creem em Jesus, pois pagará um preço sem fim (Mt 18.6).

A revolta de Corá também foi muito séria: ele conseguiu juntar mais alguns revoltosos, que pagaram com a vida a petulância de se levantarem contra a obra do Senhor. Jamais queira falar da obra de Deus ou se juntar a quem a critica. O Senhor é zeloso com o que faz (Êx 34.14); por isso, não se deixe levar pelo espírito do engano, pois horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo (Hb 10.31). Por certo, Ele não deixará de castigar quem atrapalha o Seu plano.

Só devemos entrar pelo Caminho de Deus, o qual é a Verdade e a vida. Então, do que mais precisamos? Alguém diria: “de nada”; mas não foi esse o ensinamento de Jesus. Ele declarou que o homem vive de toda Palavra que procede da boca do Senhor (Mt 4.4). Assim, quando você entende o que o Altíssimo lhe está revelando, isso se torna a direção para sua vida, e, assumindo Sua Palavra, o mal não mais poderá atingi-lo.

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário