segunda-feira, 29 de outubro de 2012

OBEDEÇA À PROIBIÇÃO

Mas, agora, escrevi que não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com o tal nem ainda comais.1 Coríntios 5.11

Sempre obedeça às proibições divinas. Com a explosão do Evangelho que se vê em nosso país, temos de vigiar para não abraçarmos lobo em pele de ovelha. Talvez, por falta de tempo – ou de zelo dos pregadores –, muitos convertidos não aprendem a deixar os “prazeres” do mundo. Com isso, o testemunho cristão fica prejudicado, levando o salvo, em algum momento, a achar normal ter as mesmas atitudes dos perdidos.

Outro fato a se observar é que um falso irmão poderá ser mais perigoso para os recém-nascidos na família divina do que um incrédulo, que nunca conheceu Cristo. Isso acontece porque o exemplo que esses hipócritas darão de suas más obras poderá levar os “bebês” em Cristo a achar que, no fundo, o Altíssimo não Se importa com certas práticas erradas, desde que não sejam “grandes pecados”. Ora, isso é um gravíssimo perigo, pois o pecado, por menor que seja, separa-nos de Deus (2 Co 6.14,15)!

Cuidado com os devassos, os quais não têm freio moral. Eles não se importam em contar o que fazem às escondidas, e até se gabam disso. Se um cristão verdadeiro o repreende, ele o chama de crente careta. Quem age com devassidão já perdeu todo o sentimento de santidade e, por isso, é capaz de levar os mais tementes a Deus à transgressão. Assim, distorcendo a palavra de Paulo – segundo a qual tudo é lícito (1 Co 6.12) –, eles insistem em afirmar que tudo é permitido.

A idolatria é como se fosse a “irmã gêmea” da feitiçaria. Quem se der a uma, salvo raríssimas exceções, também cairá na outra. Os idólatras farão com que você tire os olhos do Senhor e ponha seu foco em alguém usado por Deus no presente, vendo nele o que não deveria; além disso, tentarão fazê-lo acreditar que há um meio de alcançar os que serviram ao Altíssimo no passado, para que intercedam pela sua vida. Os idólatras são fortemente usados pelo diabo na arte de fazer as pessoas se desviarem da Verdade.

Os que vivem sempre maldizendo podem imprimir em seu caráter uma capacidade tão nociva que, em vez de fazer o que a Bíblia ordena – que é abençoar sempre (Rm 12.14) –, fará você cair nas garras dos espíritos que amaldiçoam. Os maldizentes estão sempre resmungando e suspeitando de todos, não medindo esforços para conseguir o que desejam. É importante entender que a mesma boca que amaldiçoa não pode abençoar (Tg 3.9,10).

De acordo com a Palavra, não temos de ser coniventes com os beberrões e aqueles que se entorpecem com substâncias químicas, por exemplo. Estes estão em um estágio parecido com o de Eva na ocasião em que conversou com a serpente e foi facilmente enganada por ela (Gn 3.1-6). Nessa mesma situação estão os que roubam impostos, direitos autorais ou qualquer outro bem.

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário