sábado, 22 de dezembro de 2012

DEPOIS DA QUEDA

Tem misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias.Salmo 51.1
Seria o tribunal de Deus menos eficiente do que o do homem? É evidente que não! Na justiça divina, a Verdade é mostrada, confessada e aceita por todas as pessoas envolvidas, mesmo as que são condenadas. Isso ocorreu no episódio da queda de Davi com Bate-Seba: ao abrir o coração segundo a convicção do Espírito Santo, o salmista nos deixou boas dicas acerca do que realmente deve ser feito para ter restaurada a comunhão com o Senhor.

O salmista começa o Salmo 51 pedindo misericórdia segundo a benignidade do Altíssimo, pois sabia que a esperança bondosa de Deus O levaria a usar de misericórdia para que ele fosse perdoado. A oração foi tão boa, que o Santo Espírito o inspirou a escrevê-la. O rei suplicou também que suas transgressões fossem apagadas segundo a multidão das misericórdias divinas. Quem segue a direção do Pai obtém resposta favorável.

Davi clamou a Deus que o lavasse completamente do seu pecado. Da mesma forma, não deixe que um restinho de erro fique em seu coração. Se houver arrependimento e, ao mesmo tempo, uma lembrança de que, um dia, quem sabe, se for dentro da normalidade, sendo ambos viúvos, você e aquela pessoa poderão usufruir de um relacionamento santo no matrimônio, você não será perdoado, pois esse será um sinal de que a maldade ainda existe em seu interior.

O salmista queria livrar-se do seu pecado; por isso, não escondeu que o seu coração transgredira e, assim, pôde orar ao Deus santo. Jamais esconda do Senhor seus erros; se o fizer, estará acrescentando um pecado pior e maior – o da mentira. Não tente enganar o Onisciente nem aquele que você ofendeu, pois você sabe a maldade que praticou. Confessar é ganhar a liberdade de novo.

Davi foi seduzido por Bate-Seba. Ela não era nenhuma ingênua quando resolveu se banhar no terraço, ao ar livre, ou de portas abertas. Assim, ela foi a responsável por tudo o que se seguiu ao seu banho. No entanto, o Espírito de Deus convenceu e insistiu com o rei para que não caísse em pecado. O salmista disse que havia pecado contra Deus somente, pois fez o que era mal perante os olhos do Senhor. Na verdade, Davi sabia que aquilo era proibido.

Somos formados em iniquidade, e o mundo está poluído pelo erro (Sl 51.15; 1 Jo 5.19). O nosso nascimento se deu dentro do pecado, mas, ao aceitarmos Jesus como Salvador, somos libertos de todo engano e passamos a ter condições de manter a santidade e não cair em transgressão. Quem peca e esconde o que fez comete um erro maior; porém, quem confessa e deixa o pecado é justificado pelo Senhor, que lhe dá condições de ter comunhão e ser justiça de Deus em Cristo (2 Co 5.21).

Bom seria que você nunca caísse. Entretanto, se isso já ocorreu, vá agora aos pés do Senhor, confesse seu erro e não mais se deixe levar pelas mentiras do inimigo. Além disso, se você ofendeu alguém na sua queda, componha-se com essa pessoa, pois só é verdadeiramente limpo quem se acerta completamente. Seja liberto de verdade!

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário